Instagram

Raios UV – Como nos preteger?

16:27

Tudo bem pessoal, hoje venho perguntar se vocês tem o hábito de verificar o indice UV ao sair de casa. Saibam que é muito importante ter cuidados com a exposição excessiva, principalmente se este indice estiver alto. Abaixo vou dar mais explicações sobre o indice e os cuidados, lembrando que existem vários aplicativos para smartphone que trazem a informação em tempo real, como o AccuWeather (imagem abaixo), o qual utilizo em meu aparelho.

O índice UV é um valor calculado a cada dia que o ajuda a saber quanta radiação UV chega até você quando você sai de casa. Conhecendo o valor do índice do dia, você pode tomar as precauções adequadas. Essas precauções ajudam você a evitar queimaduras solares em curto prazo e câncer de pele em longo prazo.
O índice UV é calculado com base em quatro fatores:
a espessura da camada de ozônio sobre sua cidade;
a cobertura de nuvens sobre sua cidade (as nuvens bloqueiam a radiação UV em graus variados);
a época do ano (no inverno, a radiação UV é mais baixa do que no verão em razão do ângulo do sol);
a altitude de sua cidade (altitudes mais altas recebem mais radiação UV).
O valor do índice UV varia entre 0 e 14, sendo 0 o risco mínimo de exposição ao raio UV e 14 o risco máximo de exposição ao raio UV.

Os raios UV podem causar sérios danos à saúde, como o envelhecimento precoce, o câncer de pele, problemas oculares e até mesmo alterações no sistema imunológico.
Os raios UVB são responsáveis por queimaduras na pele, ou seja, por aquelas manchas vermelhas e ardidas que surgem quando vamos à praia sem protetor solar. Já os raios UVA não provocam essa reação superficial. Porém, são capazes de penetrar em camadas mais profundas. A exposição excessiva a esses raios, ao longo do tempo, danifica a pele e favorece o surgimento de câncer.
Ao atingir os olhos, essa radiação pode provocar o surgimento da catarata, doença caracterizada por lesões oculares que tornam o cristalino (espécie de lente dos nossos olhos) opaco, levando à perda parcial ou total da visão.
Para nos protegermos dos efeitos nocivos dos raios UV devemos tomar alguns cuidados. Um deles é evitar se expor ao sol entre dez da manhã e três da tarde, horário em que o sol é mais forte. Além disso, ao praticar atividades ao ar livre ou ao passar o dia na praia, devemos nos proteger com chapéus, óculos de sol e aplicar o protetor solar.
O protetor solar atua como uma barreira química que absorve os raios UV, impedindo que eles danifiquem a pele. Protetores que formam uma camada opaca sobre o corpo atuam também como uma barreira física, refletindo a luz solar.
O fator de proteção solar (FPS) indica o grau de proteção contra os raios UVB. O número do FPS indica quanto tempo você pode ficar exposto ao sol antes de começar a se queimar. Por exemplo, uma pessoa que costuma ficar vermelha depois de dez minutos de exposição, com um protetor de FPS 8 começará a se queimar após 80 minutos, com FPS 15 após 150 minutos, e assim por diante.
Ao comprar um protetor solar devemos procurar produtos que ofereçam proteção tanto contra os raios UVB como contra os raios UVA, além de escolher um FPS adequado ao nosso tipo de pele.
Embora a exposição excessiva aos raios UV possa ser prejudicial, em pequenas quantidades ela é benéfica. Isso porque esses raios estimulam a produção de vitamina D pelo organismo. Esta vitamina promove a absorção do cálcio, mineral essencial para a boa formação de dentes e ossos.
A radiação ultravioleta também é utilizada em diversas áreas e objetos do nosso cotidiano. As lâmpadas fluorescentes emitem raios UV, que são filtrados por uma camada interna e transformados em luz visível; por não produzir calor, essas lâmpadas também são chamadas de "luz fria".
A luz negra também emite raios UV e possui diversas aplicações, como leitores óticos, enfeites de festas e lanternas. A indústria química utiliza esses raios em um procedimento de análise química conhecido como espectrofotometria e na marcação de substâncias orgânicas e inorgânicas.
Bom pessoal, espero que tenham gostado e caso queiram mais informações, entrem em contato,lembrando sempre da importância de se proteger, principalmente nos dias de mais sol e calor, mas mesmo em dias nublados, podemos correr riscos, então, quanto mais informação melhor por isso, recomendo que antes de sair de casa, se possível, consulte o índice UV.
Abraços e até o próximo post.

Se gostou clique no G+ 1 e compartilhe com os amigos

0 comentários

Comente Aqui